Vender mais como afiliado: 6 maneiras simples de aumentar suas vendas.
Você quer vender mais como afiliado? Quer ganhar dinheiro indicando cursos online? Então, conheça essas 6 dicas simples para aumentar suas vendas como afiliado e veja o resultado!
Vender mais como afiliado: 6 maneiras simples de aumentar suas vendas.
O mercado digital e consequentemente, o de afiliados, movimenta milhares de dólares anualmente. Em princípio, uma grande oportunidade para todos os empreendedores digitais. Mas, você assim como outras milhares de pessoas não consegue gerar renda através de programas de afiliados?
Então, o problema pode estar na sua estratégia! Neste post eu reuni algumas dicas para quem está começando neste mercado e ainda não conseguiu encontrar uma maneira de gerar uma renda real.
As estratégias apresentadas neste post são estratégias que eu mesma uso, que são realmente muito simples, mas que exigem trabalho e dedicação.
Contudo, de pouco vai adiantar eu passar essas dicas para você se você não estiver disposto a compreender seu papel neste mercado. Então, vamos lá tentar entender!
Para um melhor esclarecimento e dicas especiais, inscreva-se também no meu curso gratuito:
O que faz um afiliado?
Os afiliados são os representantes de produtos digitais. Eles indicam produtos e serviços comercializados online e para isso, recebem uma comissão sobre o valor da venda efetuada.
Se você está lendo este post é porque você quer aumentar suas vendas como afiliado, certo?
Então pense:
- o que você representa?
- o que você vende?
- quem é o seu cliente?
Você precisa entender que um afiliado é um representante comercial (um vendedor) e na maioria das vezes, ele também representa produtos digitais (cursos online, programas de mentoria, livros, etc.).
Agora, mais uma pergunta importante:
O que faz um bom vendedor?
Ele encontra o produto certo para seu cliente, não é mesmo?
Um vendedor profissional não é aquele que sai gritando o que está vendendo. O vendedor profissional conhece tão bem seu produto e seus clientes que ele sabe exatamente o que oferecer.
E, se você quer ter sucesso como afiliado, é isso que precisa fazer: você precisa se tornar um vendedor profissional!
Pronto para continuar? Então, vamos lá:
Como se tornar um afiliado?
Para se tornar um afiliado você precisa conhecer as e se inscrever nas diferentes plataformas de produtos digitais. Nesse vídeo eu mostro algumas delas, mas as possibilidades são muitas!https://www.youtube.com/embed/Q0IpoC71XVY?feature=oembed
Antes de começar a divulgar cursos, produtos e serviços como afiliado:
1 – defina seu público
Veja o exemplo aqui do meu blog: eu falo sobre educação e empreendedorismo digital. Meu público são profissionais inovadores que pretendem empreender ou até já empreendem ensinando online. Se você está aqui você provavelmente faz parte desse grupo de pessoas, certo?
Ou, você simplesmente digitou “como vender mais como afiliado” no Google e encontrou meu post? De qualquer forma, é certo que você quer empreender online, não é?
2 – escute-o! Entenda-o!
Seu público tem dúvidas, quer informações sobre ferramentas, cursos, plataformas e tudo o mais… esteja perto dessas pessoas: nas redes sociais, os grupos são uma super fonte de inspiração! Passeie pelos grupos, leia as postagens, colabore! Este post nasceu justamente dentro do grupo de instrutores Udemy no Facebook: muitos instrutores têm dúvidas sobre como participar do programa de afiliados, como divulgar os cursos (os seus e os dos colegas), têm dificuldades com a plataforma. Ora, tendo eu uma renda estável como afiliada e conhecendo bem a plataforma, por que eu deveria deixar de criar um post para responder essas dúvidas se elas são as mesmas dúvidas dos meus alunos?
3 – aprenda a compartilhar para somar!
Sim, compartilhe o que você sabe! Ajude as pessoas a resolver um problema real e elas vão confiar em você, vão agradecer, vão querer saber mais e vão querer saber o que você sabe! Aqui está a oportunidade para você criar novos conteúdos a partir das perguntas enviadas e também indicar os cursos que vão poder realmente ajudar aquela pessoa. Então, você mesmo participou de um curso que foi útil para você? E por que não o indicar para seu público também? Esta simples ação vai:
Deixar seu colega instrutor/empreendedor lisonjeado pela indicação (e se ele for atento, ele mesmo vai compartilhar seu post no blog ou nas redes e assim aumentar o alcance da sua publicação e as possibilidades de renda – dele e sua!)
Compartilhar o que você aprendeu com sua audiência (e tenha certeza de que, se eles confiam em você e no seu trabalho, eles vão querer saber o que você sabe!)
Mostrar para o seu público que você não para de aprender (o que vai novamente ajudar a reforçar a confiança deles no seu trabalho… pois, quem nasceu para ensinar, não nunca parar de aprender como bem nos disse Paulo Freire).
DICA: conheça os 5 passos para vender mais nas redes sociais:
Dito isso, vejamos algumas dicas simples para gerar renda como afiliado:
Agora está na hora de começar a vender mais como afiliado
Essas 6 dicas simples vão ajudar você a aumentar suas vendas como afiliado:
1 – escolha os cursos, produtos e serviços com critério
Você conhece o curso? O instrutor? Você mesmo participou deste curso? Conhecer o produto que você vai indicar é o mínimo necessário para começar. Você não precisa ter participado de todos os cursos, é claro, mas saber o que você está indicando é sim importante pois, se você indica um curso ruim ou sem utilidade para seu público você até pode ganhar sua comissão pela venda, mas pode perder a confiança que esta pessoa depositou em você, certo?
2 – divulgue cursos gratuitos
Sim, as pessoas gostam de cursos gratuitos! E, se eles forem bons e úteis, ainda melhor! Existem centenas de cursos gratuitos na Udemy escolha alguns deles e comece a divulgar pois:
Ao clicar no link para se inscrever no curso, o usuário estará instalando sua cookie de afiliado no navegador dele. Esta cookie tem duração (de dias: 1, 7, 30, 60 dias e isso sempre estará especificado no programa) e então, qualquer compra que este usuário fizer durante esses dias, será contabilizada para você!
E, como a intenção do produtor de conteúdo também é vender, é bem provável que a pessoa que se matricular em um curso gratuito e gostar, ela terá a possibilidade de se inscrever em um curso pago.
Se você empreende e ensina online, leia também:
3 – escreva resenhas dos cursos, livros, produtos
Sim, o que você aprendeu no curso X ou Y? Escreva um post sobre o assunto e aproveite para divulgar o curso. Ele foi útil para você? O que você aprendeu nele? Quais são as dicas especiais do instrutor, como é o instrutor? Crie um post no seu blog para falar sobre o curso! Use palavras-chave e crie links para o curso!
DICA1: use seu link de afiliado nas palavras-chave, sempre que falar o título do curso, no nome do instrutor e não esqueça de criar uma chamada para ação, do tipo CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER.
DICA2: depois de criar seu link de afiliado use um encurtador de links do tipo bitly por exemplo. Assim, você terá um link mais amigável e poderá também acompanhar a quantidade de cliques no link e saber até de onde estão vindo esses cliques. Veja este exemplo, do link para o curso sobre Comunicação Eficaz do Marcelo Tas que eu divulgo como afiliada:
Link encurtado: http://bit.ly/curso-marcelo-tas
4 – faça listas de cursos
As pessoas adoram listas! E, listas de cursos não são diferentes!
Este vídeo da Alê Riquena é um exemplo desse tipo de lista, e ela indica os cursos de uma forma tão verdadeira que os alunos que chegam até meu curso através desse vídeo, fazem questão de me dizer que chegaram através dele. Eu, pessoalmente, acho fantástico:
Nessas listas, você poderá reunir cursos que poderão ajudar as pessoas a desenvolver esta ou aquela competência. Dê preferência aos cursos que você mesmo conhece e confia. É exatamente isso que vai diferenciar você de outro afiliado, ok?
5 – escreva sobre assuntos atuais/importantes
O que está acontecendo no mundo, na cidade ou estado que está influenciando as pessoas nesse momento? Escreva sobre isso, tentando ser útil.
Por exemplo, nesse momento, nós estamos em plena pandemia de COVID-19 e as pessoas estão em quarentena, procurando o que fazer… será que elas não estão procurando cursos online? Livros? Filmes? Eu acho que sim!
DICA: se você não tem o hábito ou não tem uma formação neste sentido, aprenda a escrever! Simplesmente copiar o texto de apresentação do curso dentro do seu blog não vai trazer muitos resultados (o Google odeia conteúdo duplicado, lembre-se disso!).
6 – use diferentes canais de divulgação
Como já falei acima, seu blog é um excelente canal de divulgação de cursos. Mas, você pode indicar os cursos diretamente nas redes sociais. Os grupos do Facebook são uma verdadeira mina de ouro! São centenas, milhares de pessoas interessadas em um assunto específico, reunidas em um grupo!
Contudo lembre-se de que redes sociais são formadas por pessoas e essas pessoas não estão necessariamente reunidas neste grupo sobre para comprar (se não for um grupo de compras e vendas, elas provavelmente não estão ali para comprar!).
Então, antes de começar a postar indicações de cursos sem fim, interaja com o grupo, apresente-se, comente os posts de outras pessoas, participe! Responda questões, questione você mesmo e assim você vai começar a se tornar um membro do grupo.
Quando você estiver integrado, comece então a postar. Mas, não seja aquele chato que só entra no grupo para postar propaganda! Poste não somente seus links de afiliado e posts do seu blog. Participe da comunidade postando o que será útil e relevante para o grupo (mesmo que este post não traga lucro imediato para você).
Esse guia vai ajudar você nessa tarefa com certeza:
Bom, eu não sou uma especialista em marketing de afiliados e a base para este post é o que tenho aprendido nos cursos dos quais tenho participado e também nas minhas próprias experiências.
Faça seus testes, analise os resultados e continue aprendendo sempre!
No curso Empreendedorismo Digital sem Mistérios eu ensino os alunos a divulgar cursos, produtos e serviços (digitais e físicos) na Lomadee (minha plataforma preferida).
Se você quiser participar, aprender a até participar de um desafio para dar seus primeiros passos, basta se inscrever:
Se você já conhece e confia no meu trabalho, você pode se tornar meu afiliado, receber um treinamento e a minha ajuda exclusiva para divulgar meu trabalho e ganhar entre 15 e 30% de comissão.
Para saber como participar do programa, estude com muita atenção a minha proposta:
E então, que tal começar a gerar renda online indicando produtos e serviços como afiliado?
Se você ainda está com dúvidas ou até tem uma experiência, uma dica para compartilhar conosco, fique à vontade e deixe seu comentário!
Conhece mais alguém querendo aumentar seus rendimentos e gerar renda online?
Exerça sua generosidade e compartilhe esse post (nós sabemos bem que existem muitas pessoas precisando encontrar novas maneiras de gerar renda, não é mesmo?):